O Conexão Sagres desta semana faz um resumo das principais notícias de Goiás e do Brasil. Confira a lista das matérias que tiveram maior repercussão entre os dias 17 e 21 de maio.

  • Os trabalhos da Comissão Especial de inquérito da Enel tiveram início nesta semana;
  • Goiás apresentou estagnação da indústria em 10 anos, se mantendo na nona posição no ranking brasileiro quanto à participação no Produto Interno Bruto (PIB) industrial;
  • Prefeitura decreta toque de recolher e fecha atividades não essenciais na cidade de Goiás;
  • Em Goiás, até 20% das doses das vacinas podem ser exclusivas para professores;
  • Presidente do Sintego afirma que mais de 3 mil professores devem entrar na justiça para receber horas extras em Goiás;
  • Pazuello contradiz secretaria de Goiás e diz que não mandou fechar Hcamp de Águas Lindas;
  • Secretaria justifica remoção de pintura em alusão ao Dia de Combate à LGBTFobia em Goiânia;
  • Deputados pedem mais participação no governo de Ronaldo Caiado, afirma presidente da Alego.

CEI

Nesta semana os vereadores membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Enel, se reuniram pela primeira vez após a instalação da empresa, para dar início ao processo de investigação contra a instituição. Em entrevista à Sagres, o presidente da Comissão, vereador Mauro Rubem (PT), afirmou que o foco da CEI é na prestação de serviços da empresa de energia em Goiânia.

Indústria

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria, revela que Goiás apresentou estagnação da indústria em 10 anos, se mantendo na nona posição no ranking brasileiro quanto à participação no Produto Interno Bruto (PIB) industrial. Em entrevista à Sagres, o economista chefe da CNI, Renato Fonseca, explicou a desaceleração do setor em Goiás e afirmou que a mudança de cenário ocorrerá com investimentos em infraestrutura.

Decreto

Um novo decreto publicado nesta sexta-feira (21) pela prefeitura da cidade de Goiás determina uma série de medidas, incluindo toque de recolher, para evitar a disseminação do novo coronavírus pelo município. O documento vale a partir de hoje até a próxima sexta, dia 28 de maio, e pode ser prorrogado.

Vacina

Com o avanço da vacinação contra Covid-19, que agora atende grupos com comorbidades, a imunização de profissionais da educação ganha mais força. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, contou que pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a partir da próxima remessa de vacinas, o direcionamento de um percentual de 15% a 20% para vacinação dos professores.

Justiça

O projeto que prevê o fim das horas extras na rede estadual de ensino foi aprovado em sessão na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na última quarta-feira (19) e causou polêmica entre os professores. Em entrevista à Sagres, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima, afirmou que antes orientava os professores, que trabalhavam 60 horas por semana, a não entrarem com processo em função do excedente de horas, mas que agora vai convocar todos os profissionais para obter o valor da hora extra pelo período trabalhado.

Contradição

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta quinta-feira (20/5), o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que não mandou desativar o Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás. Mas essa informação é contestada pelo Governo de Goiás, que informou, por meio da Secretaria de Saúde, que a ordem para desmontar a estrutura partiu do Ministério da Saúde.

Pintura

Uma das pinturas de bandeiras do orgulho LGBTQIA+ realizada em via pública de Goiânia em alusão ao Dia de Combate à LGBTFobia celebrado na última segunda-feira (17) foi desfeita nesta quarta-feira (19) pela Prefeitura Municipal.

Alego

Na última terça-feira (18), no Palácio das Esmeraldas, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e deputados da base aliada se reuniram para discutir a aprovação de matérias de interesse da governadoria. Em entrevista à Sagres, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), contou que a reunião ocorreu para que os deputados tivessem uma conversa direta com Caiado.

Camila Nogueira é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do jornalista Johann Germano