A Enel Distribuição Goiás registrou aumento no número de furtos de energia no Estado e as irregularidades praticadas pelos consumidores acabam pesando no bolso dos goianos. Em entrevista à Sagres, o responsável por Operações de Combate ao Furto de Energia da Enel Goiás, Leonardo Pacheco, informou que somente em 2021, foi estimado um furto de 130 GWh (Gigawatt-hora) de energia, o que corresponde a um fornecimento para uma cidade em torno de 35 mil habitantes.

“É um volume bem expressivo. Nós temos trabalhado no combate desses furtos inspecionando nas unidades residenciais e comerciais. Também fazemos a retirada de conexões clandestinas em bairros que são regulares, mas que não possuem toda documentação necessária aprovada pela prefeitura. Alertamos sobre o risco dessas ligações que podem provocar acidentes elétricos, uma vez que quem faz esse “gato” não é devidamente qualificado para fazer essa intervenção na rede”, abordou Leonardo.

Em 2021, a Enel Goiás inspecionou 214 mil unidades consumidoras, das quais cerca de 56 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da companhia. Os municípios com maior índice de irregularidades identificadas foram Caldas Novas, Itumbiara e Rio Verde, que representam 12% do volume total de fraudes identificadas no sistema de medição ou rede elétrica.

Pacheco afirmou que como se trata uma perda que não é registrada no sistema de medição, todo esse custo não é absorvido na tarifa específica, e é dividida para todos os demais consumidores.

Crime

O furto de energia é crime. Se a ligação clandestina for realizada antes que passe pelo registro (relógio) medidor, estará caracterizado o crime de furto. Se o autor alterar as características do medidor, com o intuito de pagar um valor menor, estará configurado o crime de estelionato. “É crime, passível reclusão de um a 8 anos e multa”, acrescenta Pacheco.

Leandro Pacheco alega ainda que esse tipo de furto afeta a qualidade do fornecimento, pode ocasionar um sobrecarga no sistema, e ocasionar oscilação ou até mesmo interrupção no fornecimento

Denúncia

A Enel alerta que qualquer denúncia de pessoas que estejam acessando a rede de energia elétrica sem o uniforme da Enel deve ser feita pelos canais de denúncia: 0800 062 0196 ou o site de Denúncia de Fiscalização da Enel.

Veja a entrevista na íntegra a seguir a partir de 00:33:00

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão da jornalista Thaís Dutra.

Leia mais: