Foi divulgada nesta segunda-feira (2), a terceira rodada da pesquisa Serpes/ O Popular relativa a corrida eleitoral em Goiânia. Os dados do levantamento mostram uma tendência de segundo turno na capital, entre os candidatos Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB). O quadro é de intensa disputa entre os dois prefeitáveis.

O senador é o primeiro colocado com 24,5% das intenções de voto, contra 21,5% do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Levando em consideração a margem de erro que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico entre os dois primeiros colocados na pesquisa. Numericamente a diferença entre eles é de 3 pontos.

Levando em consideração o limite da margem de erro, Vanderlan pode apresentar variação entre 20,5% e 28,5%. Já Maguito entre 17,5% e 25,5%.

Comparando com a rodada anterior da pesquisa divulgada no dia 17 de outubro, Vanderlan Cardoso teve oscilação negativa na ordem de 1,8 pontos. Na data citada o prefeitável tinha 26,3%. Já Maguito Vilela teve crescimento além da margem de erro, ele subiu 4,2 pontos. O emedebista aparecia com 17,3% das intenções de voto.

Em 26 de setembro, quando foi divulgada a primeira rodada da pesquisa Serpes/ O Popular para as eleições em Goiânia, Vanderlan tinha 22,3% e Maguito 13%. Entre a primeira e a terceira rodada, o pessedista subiu 2,2 pontos e o emedebista 8,5.

Leia também

Adriana e Maguito são os mais rejeitados na pesquisa Serpes/ O Popular nas eleições em Goiânia

Pesquisa Serpes/ O Popular indica vitória de Vanderlan contra Maguito ou Adriana no 2º turno

Perde fôlego

A terceira colocada na pesquisa continua sendo a candidata do PT, Delegada Adriana Accorsi. A prefeitável tem oscilado negativamente dentro da margem de erro e tem ficado distante dos primeiros colocados. Adriana aparece na terceira rodada da pesquisa Serpes/ O Popular com 10,1% das intenções de voto.

Na segunda rodada ela tinha 12,5% da preferência dos entrevistados. Em setembro ela aparecia com 13,3% e estava empatada tecnicamente com o candidato do MDB, Maguito Vilela. Ente 26 de setembro e 2 de novembro, a petista perdeu 3,2 pontos, ainda dentro da margem de erro.

Demais candidatos

Alysson Lima (Solidariedade) é o quarto colocado na disputa com 4,2% das intenções de voto. Ele é seguido por Major Araújo (PSL) com 3,5%. Elias Vaz (PSB) tem 2,7% Major teve variação positiva dentro da margem de erro, enquanto Alysson e Elias oscilaram negativamente.

Gustavo Gayer (DC) tem 2,0% das intenções de voto. Virmondes Cruvinel (Cidadania) tem 1,2%. Empatados com 0,8% estão os candidatos Antônio Neto (PCB) e Talles Barreto (PSDB). Dra Cristina (PL) que não havia aparecido nas outras rodadas e que neste domingo teve derrubado o registro de candidatura, por decisão judicial, tem 0,7%.

Samuel Almeida (PROS) tem 0,3%. Empatados com 0,2% estão os candidatos: Fábio Júnior (UP) e Manu Jacob (PSOL). Vinicius Gomes (PCO) não pontuou na pesquisa. Anularia o voto ou não votaria-9,2% e não decidiu- 17,6%

Veja os números da pesquisa estimulada Serpes/ O Popular

Vanderlan Cardoso (PSD)- 24,5%

Maguito Vilela (MDB)-21,5%

Delegada Adriana Accorsi (PT)-10,1%

Alysson Lima (Solidariedade)-4,2%

Major Araújo (PSL)-3,5%

Elias Vaz (PSB)-2,7%

Gustavo Gayer (DC)- 2,0%

Virmondes Cruvinel (Cidadania)- 1,2%

Antônio Neto (PCB) -0,8%

Talles Barreto (PSDB) -0,8%

Dra. Cristina (PL)- 0,7%

Cristiano Cunha (PV)- 0,7%

Samuel Almeida (PROS)- 0,3%

Fábio Júnior (UP)- 0,2%

Manu Jacob (PSOL)- 0,2%

Vinicius Gomes (PCO)- 0,0%

Anularia o voto ou não votaria-9,2%

Não decidiu- 17,6%

Espontânea

Já na pesquisa do tipo espontânea, ou seja, quando não é apresentado o nome do candidato, mas perguntado apenas em quem pretende votar nas eleições municipais, também há um cenário apertado na capital.

Vanderlan Cardoso (PSD) tem 21,8% e Maguito Vilela (MDB) tem 18,5% das intenções de voto. A diferença entre eles é de 3,3 pontos percentuais.  A candidata do PT, Delegada Adriana Accorsi tem 7,3%.

Veja os números de todos os candidatos na pesquisa espontânea

Vanderlan Cardoso (PSD)- 24,5%

Maguito Vilela (MDB)- 18,5%

Delegada Adriana Accorsi (PT)- 7,3%

Major Araújo (PSL)- 3,3%

Alysson Lima (Solidariedade)- 3,0%

Elias Vaz (PSB)- 1,8%

Gustavo Gayer (DC)- 1,7%

Talles Barreto (PSDB)- 0,8%

Antônio Neto (PCB)- 0,8%

Dra Cristina (PL)- 0,7%

Cristiano Cunha (PV)-0,5%

Samuel Almeida (PROS)-0,3%

Virmondes Cruvinel (Cidadania)- 0,3%

Vinicius Gomes (PCO)- 0,2%

Manu Jacob (PSOL)- 0,2%

Anularia o voto ou não votaria- 7,8%

Não decidiu- 30,9%

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. O contratante é a empresa Jaime Câmara e Irmãos S/A/ Jornal O Popular. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número de protocolo: GO-02134/2020 no dia 26 de outubro de 2020. Foram ouvidos 601 eleitores em diferentes bairros da cidade de Goiânia. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. A coleta de dados foi realizada nos dias 28 e 29 de outubro de 2020.