O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 5 e 9 de outubro.

  • Promotor diz que documento prova que Afipe sabia da prática de crimes investigados pela Operação Vendilhões
  • No cenário Político: Candidatos participam de primeiro debate nas eleições municipais em Goiânia e elevam tom de críticas aos adversários
  • Você também vai conferir o que foi destaque no Tom Maior desta semana
  • Especialista em carreiras dá dicas para quem decidiu empreender durante a pandemia
  • Goiás lança programa que capacita profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Micropigmentação de aréola: conheça a técnica que devolve a autoestima a mulheres após a mastectomia

Justiça

Operação Vendilhões

O advogado de defesa do padre Robson de Oliveira, Pedro Paulo de Medeiros, explicou à Sagres 730 nesta quarta-feira (7) que não há mais ação judicial contra padre da Operação Vendilhões. O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás decidiu arquivar a investigação do Ministério Público contra o padre Robson de Oliveira. A decisão do desembargador Nicomedes Domingos Borges foi acompanhada por unanimidade pela 1ª Câmara Criminal.

“Acabou tudo, até porque o que o Tribunal de Justiça disse foi que não houve nenhuma irregularidade, ninguém tem que entrar na Afipe para saber o que está acontecendo lá dentro, a não ser que algum desses 10 membros não concorde com as decisões, o que não é o caso. Então, não houve irregularidade”, afirmou.

De acordo com o advogado de defesa, a Afipe é uma associação privada, que conta com dez membros que decidem como e onde aplicar o dinheiro arrecadado nas doações. “O dinheiro entra na Afipe, ele é aplicado de acordo com que os dez membros decidem aplicar, então foram aplicados em imóveis, para gerar mais dinheiro, gerar mais lucro, e fazer mais evangelização”, analisou. “Adquiriram rádios, comprou uma das maiores televisões do país, compraram imóveis, tudo no nome da Afipe e está se construindo a basílica”, completou.

Sementes não solicitadas

A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou nesta terça-feira (6) que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério.

Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas).

Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal.

Em alguns casos, é preciso fazer a germinação das sementes para identificação da espécie, como explica o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa, Carlos Goulart. “Muitas vezes a quantidade de material é muito pequena, não se tem às vezes sequer material suficiente para extração do DNA. Às vezes a gente precisa fazer esse material se propagar, colocar as sementes para germinar e assim a gente ter o material para ser analisado”, afirma.

Eleições 2020

Declarações

Vilmar Rocha, ex deputado federal e presidente do PSD-GO analisou em entrevista à Sagres 730 , nesta quinta-feira (8), o cenário das eleições em Goiânia e em Aparecida. Rocha falou sobre desistência de Veter Martins na disputa pela prefeitura de Aparecida de Goiânia.

“O Veter alegou que ele desistiu de ser candidato por razões pessoais. Segundo ele a família dele pediu para ele não ser candidato e eu disse para ele que se fosse por razões políticas eu questionaria, mas por razões pessoais a gente tem que entender e aceitar”, afirmou.

Vilmar ainda ressaltou o quão prejudicial foi a falta de organização do partido em torno da candidatura em Aparecida.

“Não foi ruim não foi péssima, tanto para o PSD, quanto para o processo político de Aparecida. Na fase da pré-campanha eu procurei e insisti em ter um candidato próprio do PSD lá em Aparecida. Eu acho que o processo político do Aparecida precisa ser melhor analisado, não é possível que uma cidade desse tamanho, com 300 mil eleitores, próxima da capital, só tenha candidatura única”, argumentou.

Debate municipal

Sete candidatos a prefeito de Goiânia participaram pela primeira vez de um debate nas eleições 2020. A atividade foi realizada na noite desta quinta-feira (8), e promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg). No debate houve o início de críticas mais duras entre os prefeitáveis.

Participaram do debate: Vanderlan Cardoso (PSD), Adriana Accorsi (PT), Maguito Vilela (MDB), Alysson Lima (Solidariedade), Elias Vaz (PSB), Fábio Júnior (UP) e Virmondes Cruvinel (Cidadania).  A mediação do debate foi do jornalista Rubens Salomão, apresentador do programa Manhã Sagres.

Sagres em Tom Maior

Outubro Rosa

Outubro é o mês da campanha Outubro Rosa, para prevenção ao câncer de mama. Mas quem enfrentou a pior parte da doença e passou por cirurgia para retirada de parte da mama ou de sua totalidade pode recorrer à micropigmentação de aréola para reconstrução do mamilo.

É o que explica a micropigmentadora especialista em Micropigmentação de Aréolas, Welide San, em entrevista ao Sagres em Tom Maior #115 desta quinta-feira (8).

“Costumo dizer que a micropigmentação de aréolas é o fim do ciclo. É a parte melhor, que restaura a autoestima delas e vem reconstruindo o que mastectomia retirou, que foram as aréolas”, afirma.

Mercado

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vê sua demanda de mão de obra crescer ainda mais nestes tempos de pandemia, mas falta de profissionais qualificados é entrave para ocupação de oportunidades de emprego no mercado de trabalho.

A demanda anual por profissionais dessa área no Brasil, projetada entre 2019 e 2024, está em 70 mil profissionais. Porém, apenas 46 mil pessoas se formam ao ano com o perfil necessário para atender essas vagas.

Os dados são do estudo “Achados e Recomendações para Formação Educacional e Empregabilidade em TIC”, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), e que aponta ainda que até 2024 o Brasil poderá ter um déficit de 270 mil profissionais na área de TIC.

Novos empreendedores

Impulsionado pela pandemia do novo coranavírus, os brasileiros estão buscando novas formas de fugir do desemprego e da baixa renda, criado assim o seu próprio negócio. Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta terça-feira (6), a especialista em Carreiras Rebeca Toyama, destaca pontos importantes aos novos empreendedores, e dicas de como encarar o desafio do empreendedorismo. “Empreendedorismo para gente é um passo em direção ao autoconhecimento, então a primeira característica que a gente precisa trabalhar com o empreendedor é a autoestima e autoconfiança”, explica.

De acordo com os dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 10,02% no primeiro semestre de 2020, chegando a mais de 10 milhões de registros.

“A gente tem dois aspectos, eu sempre olho positivo e outro não muito positivo. O positivo levou muitas pessoas a pensarem em suas carreiras, será que eu quero continuar fazendo o que estou fazendo? Por outro lado, a gente acompanhou o índice de desemprego que foi crescendo bastante”, Segundo Rebeca Toyama, é importante ter na ponta do lápis o controle de despesas e gastos. Quanto maior o controle, melhor será o orçamento.

Pantanal Matogrossense

Não apenas a Covid-19 deixará 2020 marcado na história. A destruição do Pantanal matogrossense por causa das queimadas, que continuam, também já é histórica. Para a diretora de Comunicação da ONG Ampara Animal/Silvestre, Raquel Facuri, tão grave quanto a devastação é a falta de uma brigada de incêndio no local há mais de duas décadas.

“Desde 1998 já se sabe da existência dos incêndios todos os anos. Estamos em 2020 e não temos brigadas de incêndio. Não temos Cetas, que é o centro de triagem de recebimento dos animais feridos no local. Isso está dificultando muito, a gente precisa montar estrutura, levar contêiner, buscar maneiras de fazer o atendimento desses animais”, afirma em entrevista ao Sagres em Tom Maior #112.

O fogo já consumiu mais de 20% de todo o bioma, destruindo o equivalente a mais de 10 vezes as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo juntas. A perda da fauna também choca. Equipes de resgate encontram diariamente jacarés, onças e antas, entre outros animais, mortos porque não conseguiram fugir das chamas ou mesmo encontrar abrigo em um local mais úmido.

Criança Interior

Tornar-se adulto é acreditar que a infância ficou para trás. No entanto, cada um, independente da idade, carrega consigo a sua criança interior, que é aquela parte infantil que representa a capacidade de inocência, admiração, alegria, sensibilidade e diversão.

Mas, a poucos dias do Dia das Crianças, como cuidar, abraçar e conectar com sua criança interior? O psicólogo Flávio Clímaco, em entrevista à Sagres TV nesta quarta-feira (7), explica um pouco dos sinais que cada um apresenta com o passar dos anos até chegar à fase adulta em relação a essa criança interior.

“Parece que o nosso cotidiano, a nossa cultura vai cortando um pouco essas características. Como seria interessante chegar no trabalho cantando, se estiver triste e puder chorar. O que acontece que é a gente vai crescendo e de alguma forma nos ensinam que é feio chorar, que é feio ficar triste. Então parece que a gente tem que ser sério e responsável o tempo todo e isso perde também do nosso brilho”, afirma.