Ano novo, temporada nova. Depois de encerrar 2021 com a melhor campanha de sua história na Série A do Campeonato Brasileiro, além de garantir a segunda participação seguida na Copa Sul-Americana, o torcedor do Atlético Goianiense ambiciona por voos maiores em 2022 no terceiro ano consecutivo do clube na elite do futebol nacional.

Após 2020 invadir a última temporada, com os torneios finalizados em fevereiro, os times terão neste ano uma preparação mais próxima da que normalmente é praticada no Brasil. De toda forma, por se tratar de um ano de Copa do Mundo, que desta vez será realizada entre os meses de novembro e dezembro, a temporada de 2022 será mais curta.

25 dias depois de encerrar a sua participação no Campeonato Brasileiro de 2021, com vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, o Atlético retoma os trabalhos a partir desta segunda-feira (3). Em um período marcado por testes e exames físicos, a apresentação inicial está reservada aos novos atletas, enquanto os demais devem se apresentar durante a semana, a partir de quarta-feira (5).

O primeiro compromisso oficial da equipe de Marcelo Cabo será em casa diante do Crac, em partida válida pela 1ª rodada do Campeonato Goiano, no dia 26, às 20h30. Além do estadual, o Atlético também disputará a Copa do Brasil, programada para iniciar no dia 23 de fevereiro, a Copa Sul-Americana, cuja fase de grupos começa em 5 de abril, além do Campeonato Brasileiro, com início marcado para 29 de maio.

De contrato renovado, Marcelo Cabo inicia a temporada 2022 como treinador do Atlético-GO (Foto: Bruno Corsino/ACG)
Leia também

A princípio, em relação ao elenco da última temporada, são 16 remanescentes. Um deles, porém, é certeza de que não ficará para o restante do ano. Com contrato até fevereiro, o zagueiro Éder não chegou a um acordo para a renovação do seu vínculo com o clube rubro-negro e está acertado com o América Mineiro. O goleiro Kozlinski, o zagueiro Pedro Henrique e o atacante Zé Roberto são outros com futuro indefinido.

Outra perda considerável no setor defensivo é a do goleiro Fernando Miguel, contratado pelo Fortaleza. Para repor a saída do ex-capitão atleticano, a diretoria trouxe Renan, ex-Botafogo e Ludogorets. Inclusive, a defesa campineira deverá ter muitos rostos novos em 2022, uma vez que o zagueiro Werley e os laterais Arnaldo e Igor Cariús foram dispensados, enquanto o jovem lateral-direito Luan Sales retornou de empréstimo.

Entre tantas saídas na zaga, a intenção do clube rubro-negro é de permanecer com Oliveira, recentemente sondado pelo Botafogo. Na lateral esquerda, elogiado por suas atuações no final da temporada, Arthur Henrique foi contratado em definitivo junto à Ferroviária. Já Moraes, emprestado ao Santos e que não deve permanecer na Vila Belmiro, também não deve ser aproveitado no Accioly e interessa ao Juventude.

Destaque em 2020, Edson está de volta ao Atlético-GO em 2022 (Foto: Heber Gomes/ACG)

No meio-campo, se por um lado os volantes Willian Maranhão e André Lima e o meia-atacante João Paulo saíram do clube, a diretoria já trouxe reforços para o setor. Além do retorno do volante Edson, destaque em 2020 antes de ser negociado com o futebol saudita, também foi contratado o ex-vilanovense Ramon, enquanto Gabriel Baralhas teve a sua permanência assegurada após ser contratado em definitivo junto ao Ituano.

No caso do meia-atacante Victor Paraíba, emprestado à Ferroviária em 2021, já rescindiu o seu vínculo. Discurso diferente de Wellington Rato, de volta à Goiânia depois de experiência no futebol japonês. O atleta deve ser um dos protagonistas no setor ofensivo da equipe, que não segue com Janderson, André Luís, Toró, Ronald e Lucão, emprestados ao Atlético na última temporada. Atacantes de lado são outra prioridade para 2022.

Ainda no ataque, apesar da intenção de reintegrar Vitor Leque ao elenco depois de período no Cruzeiro, a diretoria atleticana chegou a um acordo com o clube mineiro para a permanência do jovem em Belo Horizonte. Enquanto Zé Roberto não deve seguir em Campinas, Dellatorre, artilheiro do CSA na última temporada, autor de 24 gols em 52 jogos, é a aposta para a camisa 9 rubro-negra em 2022.

Confira o elenco do Atlético-GO para a temporada 2022
  • Goleiros: Renan, Luan Polli, Leonardo e Kozlinski*
  • Laterais: Dudu, Luan Sales, Arthur Henrique e Jefferson
  • Zagueiros: Oliveira, Wanderson, Pedro Henrique* e Éder**
  • Meio-campistas: Edson, Marlon Freitas, Gabriel Baralhas, Matheus Barbosa, Ramon, Rickson e Wellington Rato
  • Atacantes: Dellatorre, Brian Montenegro e Zé Roberto*

*Negociam as suas saídas
**Acertado com outro clube, mas ainda com contrato