Em 2021, o Goiás viveu um turbilhão de emoções. Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em fevereiro, o time também amargou no primeiro semestre a sua pior campanha em cinco décadas no Campeonato Goiano e caiu de forma precoce na Copa do Brasil. No entanto, em meio a problemas administrativos, o time esmeraldino garantiu o retorno à Série A e celebrou o ‘novembro verde’ prometido pela diretoria.
Para a próxima temporada, a intenção é fazer um trabalho melhor no Campeonato Goiano, que não vence desde 2018, último ano em que também chegou até às oitavas de final da Copa do Brasil. De toda forma, o foco dos esforços mais uma vez será no segundo semestre, com o Campeonato Brasileiro, para deixar ‘a década perdida’ para trás depois de três rebaixamentos para a segunda divisão do futebol nacional.
Sem entrar em campo desde o dia 28 de novembro, quando empatou com o Brusque na despedida da Série B, o elenco alviverde tem retorno marcado a partir desta terça-feira (4), com um período inicial de testes e exames físicos. Já o primeiro jogo oficial do time da Serrinha será diante do atual campeão goiano, o Grêmio Anápolis, no estádio Jonas Duarte, em Anápolis, pela 1ª rodada do Goianão 2022, no dia 26, às 20h30.

Leia também
- Pensando na Série A, Goiás vai começar o Goianão com time alternativo
- Edminho Pinheiro revela que deve contratar quase um time para 2022
Ainda em busca de um novo treinador para a próxima temporada, com uma predileção por Dorival Júnior, o Goiás inicia 2022 com a mesma comissão técnica que encerrou o Campeonato Brasileiro, liderada por Glauber Ramos. Em relação ao elenco envolvido na disputa da Série B, são 16 remanescentes, dos quais sete habituais titulares: Tadeu, Apodi, Hugo, Fellipe Bastos, Elvis, Diego e Nicolas.
Peças importantes no último ano, não seguiram o zagueiro David Duarte, contratado pelo Fluminense após o fim do seu longo vínculo com o Goiás, o volante Rezende, anunciado pelo Bahia, e o atacante Alef Manga, reforço no Coritiba. Sem contrato para 2022, o zagueiro Reynaldo ainda tem situação indefinida. Embora a diretoria não descarte um retorno à Goiânia, o defensor não inicia a temporada na Serrinha.
Enquanto Breno e Vinícius Lopes rescindiram os seus contratos ainda em novembro, não tiveram os vínculos renovados o zagueiro Matheus Salustiano, o lateral-direito Ivan, o volante Lucas Black e o atacante Welliton. Já Bruno Mezenga não fica para o Goianão, emprestado à Ferroviária para disputar o Paulistão, assim como Luan Dias e Dadá Belmonte, de volta ao Água Santa. Ambos podem retornar para o Brasileirão.
Em processo de recuperação de lesões no ligamento cruzado anterior, sofridas em março e maio do ano passado, respectivamente, o atacante Lucas Emmanuel, que recentemente renovou contrato, e o volante Nathan integram o elenco da próxima temporada. Diferente do meia-atacante Thalles, de volta após empréstimo à Ponte Preta e fora dos planos para 2022. Já o lateral-esquerdo Rodrigues segue emprestado à Aparecidense.

Entre outros jogadores que retornaram de empréstimo em dezembro, como o atacante Samuel, que rescindiu para assinar com o Cascavel, o zagueiro Vanderley, os laterais Taylon, Vidal e Gustavinho, o volante Filipe Trindade, o meia-atacante Flávio e o atacante Pedro Marinho foram dispensados após o final dos seus vínculos.
Em relação a jovens promovidos das categorias de base, jogadores como o goleiro Luís Felype, os zagueiros Jackson e Iverton, o lateral-esquerdo Juan Pablo e o atacante Pedro Bahia serão avaliados juntamente a outros eventuais destaques na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após o torneio, podem integrar o elenco profissional no Goianão.
Impedido de registrar novos jogadores por conta de uma dívida com o Goianésia, até o momento o Goiás anunciou apenas a contratação do atacante Vinícius, emprestado pelo Bahia. Destaque do Náutico na última temporada, o jogador de 28 anos marcou 13 gols e deu 11 assistências em 44 jogos. O zagueiro Caetano, emprestado pelo Corinthians ao CRB em 2021, também tem acordo encaminhado com a diretoria esmeraldina.
O experiente Nino Paraíba, de 35 anos, um dos objetivos para a lateral direita, foi perdido para o Ceará. Entre outras prioridades para a próxima temporada estão a busca por três zagueiros, dois volantes, um meia-atacante e três atacantes.
Leia mais
- Goiás anuncia o seu segundo reforço para temporada 2022
- Goiás oficializa renovação de contrato do volante Caio Vinícius
Confira o elenco do Goiás para a temporada 2022
- Goleiros: Tadeu, Marcelo Rangel e Matheus Alves
- Laterais: Apodi, Hugo e Artur
- Zagueiros: Iago Mendonça e Caetano
- Meio-campistas: Fellipe Bastos, Caio Vinícius, Diego, Elvis, Henrique Lordelo, Nathan, Daniel de Pauli, Albano, Miguel Figueira e Índio
- Atacantes: Vinícius, Nicolas e Lucas Emmanuel