Três candidatos à Prefeitura de Goiânia participaram da segunda parte do Debate Sagres realizado nesta segunda-feira (9). Com mediação do colunista do Sagres Em Off e apresentador do Manhã Sagres, Rubens Salomão, participaram desta edição: Adriana Accorsi (PT), Elias Vaz (PSB), Major Araújo (PSL).

A Sagres reforça que só participam do Debate Sagres os candidatos que possuem representatividade no Congresso Nacional com no mínimo 5 parlamentares (deputados e senadores) de acordo com o artigo 46 da Lei 13.488/2017. Foram convidados os candidatos Maguito Vilela (MDB), Vanderlan Cardoso (PSD), Adriana Accorsi (PT), Elias Vaz (PSB), Major Araújo (PSL) e Alisson Lima (Solidariedade).

Por motivo de saúde, os candidato pelo MDB, Maguito Vilela e o candidato pelo Solidariedade, Alysson Lima se ausentaram do debate. A assessoria de imprensa do candidato, Vanderlan Cardoso, informou que devido a ausência do candidato Maguito Vilela, o candidato não participaria do debate.

O Debate Sagres teve duração de duas horas e foi dividido em cinco blocos:

Nas considerações iniciais os candidatos agradeceram o espaço para debate entre os postulantes à Prefeitura de Goiânia e criticaram a ausência do candidato Vanderlan Cardoso. Elias Vaz (PSB) disse que o opositor está fugindo do debate. “É injustificável a ausência dele, até porque continua fazendo campanha”, relatou.

Na sequencia do primeiro bloco do debate, os candidatos responderam perguntas elaboradas pelo Sistema Sagres, com temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os prefeitáveis falaram sobre igualdade de gênero, consumo sustentável, saneamento básico, desenvolvimento econômico, erradicação da pobreza, e saúde, ligando os temas aos planos de governo.

No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre eles, com direito à réplica e tréplica. A ordem dos questionamentos foi sorteada. Entre os assuntos abordados de forma livre entre os concorrentes, estão transporte público, recursos públicos e autocrítica anti-petismo.

Mobilidade urbana, saúde e pesquisas eleitorais, foram temas questionados pelos candidatos no terceiro bloco do debate. Os candidatos defenderam suas ideias e propostas para a gestão da Prefeitura de Goiânia e em determinados momentos criticaram a atual gestão de Iris Rezende.

No quarto bloco, candidatos fizeram questionamentos sobre educação, desenvolvimento econômico e servidores público. Incluíram em suas respostas, críticas aos candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto, Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD). Nas considerações finais do Debate Sagres, os candidatos criticaram a ausência de Vanderlan Cardoso e ressaltaram o compromisso com a gestão da Prefeitura de Goiânia para 2021.

Repercussão

Com apresentação de Samuel Straioto, Cileide Alves e Rubens Salomão comentaram os principais pontos do debate. O mediador do debate, Rubens Salomão avaliou como um debate produtivo, onde foram apresentados propostas e estratégias para a gestão. “”Foi um debate extremamente produtivo, propostas foram apresentadas, foram contrapostas, inclusive colocadas em enfrentamento. Alguns embates que chamaram atenção, principalmente entre Elias Vaz e Adriana Accorsi.”, analisou.

A jornalista Cileide Alves apontou a aliança tática dos candidatos para atacar o candidato Vanderlan Cardoso. “Eu notei basicamente, as tentativas do candidato fazer de escada o outro candidato para apresentar suas próprias propostas e defende-la, esse foi um ponto que observei no debate. Por fim teve esse embate entre Adriana Accorsi e Elias Vaz, mas o que eu percebi, foi uma aliança tática para atacar o Vanderlan Cardoso. Nenhum atacou o Maguito Vilela, talvez pelo fato de Maguito estar doente, os dois trabalharam na estratégia de unidos bater no Vanderlan Cardoso”, destacou.

Sabatinas

O Sistema Sagres deu início às sabatinas com candidatos à Prefeitura de Goiânia que concorrem as eleições municipais de 2020. Sob mediação de Rubens Salomão e Cileide Alves, a rodada de entrevistas começou no dia 3 de novembro, sendo sabatinado dois candidatos por dia. As datas foram definidas em sorteio. Confira o cronograma:

03 de novembro (terça-feira)

Alysson Lima (Solidariedade)

Cristiano Cunha (PV)

04 de novembro (quarta-feira)

Adriana Accorsi (PT)

Samuel Almeida (Pros)

05 de novembro (quinta-feira)

Major Araújo (PSL)

Gustavo Gayer (DC)

06 de novembro (sexta-feira)

Fábio Júnior (UP)

Vanderlan Cardoso (PSD)

10 de novembro (terça-feira)

07h30 – Talles Barreto (PSDB)

08h00 – Virmondes Cruvinel (Cidadania)

11 de novembro (quarta-feira)

07h30 – Vinícius Gomes (PCO)

08h00 – Cristina Lopes (PL)

12 de novembro (quinta-feira)

07h30 – Maguito Vilela (MDB) (a confirmar nova data e horário)

08h00 – Elias Vaz (PSB)

13 de novembro (sexta-feira)

07h30 – Antônio Vieira (PCB)

08h00 – Manu Jacob (PSOL)