Rebaixado para a Série B após três temporadas na primeira divisão nacional, o Atlético Goianiense entra em 2023 com a missão de retornar ao Brasileirão. Com um calendário menos cheio como neste ano, quando disputou 74 partidas, o time rubro-negro disputa a Copa do Brasil e também defende o título de campeão goiano.
Primeiro grande da capital a retomar os trabalhos, a equipe campineira iniciou a pré-temporada na terça-feira (13). Efetivado como treinador principal para a próxima temporada, Eduardo Souza inicialmente conta com um elenco de 23 jogadores.
Contratações
Na defesa, a diretoria atleticana apostou no jovem Igor Ribeiro (21 anos, ex-Real Noroeste), que chegou ao clube lesionado e deve passar por cirurgia no joelho. A zaga ganhou o reforço de dois remanescentes de 2022, recuperados de lesão: Ramon e Emerson Santos, este último com contrato de empréstimo renovado.
Outro retorno importante para o sistema defensivo é o do goleiro Ronaldo, que está na fase final de recuperação de cirurgia após lesão no ombro. O promissor Márcio Defendi, de 18 anos, também aumenta o número de opções para o gol, depois de voltar de experiência no Internacional.
Nas laterais, a principal contratação é a do lateral-direito Rodrigo Soares (29, ex-Juventude). Luan Sales e Moraes, que retornaram de empréstimo, são outras novidades. Titular nas últimas três temporadas do Dragão, Dudu está reintegrado ao grupo, mas atrai forte interesse no mercado e pode ser negociado.
Da mesma forma, o volante Gabriel Baralhas também não tem presença garantida no elenco rubro-negro em 2023, embora ainda não tenha recebido uma proposta condizente com as pretensões do Atlético-GO. O setor ainda ganhou o reforço de Mikael (29, ex-Paysandu), enquanto Val (25, ex-Coritiba) teve a contratação descartada.
No ataque, o meia-atacante Vico Duarte (25, ex-CRB) é uma das principais apostas para a Série B, assim como o atacante Igor Torres (22, ex-Bahia, emprestado pelo Fortaleza). De toda forma, o primeiro anúncio da diretoria atleticano foi o centroavante Felipe Vizeu (25), revelado pelo Flamengo e que estava no Sheriff, da Moldávia.
Saídas
Do elenco que terminou a temporada, 13 jogadores já deixaram o CT do Dragão: o goleiro Renan, os zagueiros Wanderson, Klaus e Camutanga, o lateral Arthur Henrique, os meio-campistas Marlon Freitas, Willian Maranhão, Edson Fernando, Lucas Lima, Jorginho e Wellington Rato, além dos atacantes Diego Churín e Léo Pereira.
O atacante Luís Phelipe retornou de empréstimo, mas será cedido novamente.
Confira o elenco do Atlético que inicia a temporada 2023
- Goleiros: Ronaldo, Pedro Paulo e Márcio Defendi
- Zagueiros: Emerson Santos, Ramon, Lucas Gazal, Michel e Igor Ribeiro
- Laterais: Dudu, Rodrigo Soares, Luan Sales, Jefferson e Moraes
- Meio-campistas: Gabriel Baralhas, Rhaldney, Mikael e Shaylon
- Atacantes: Luiz Fernando, Airton, Kelvin, Vico Duarte, Igor Torres e Felipe Vizeu